top of page

Gripe e Vacinação

  • Foto do escritor: Clínica Nova Era
    Clínica Nova Era
  • 14 de jul. de 2019
  • 2 min de leitura

Temporada de vacinação contra gripe 2019 - Flu season 2019
Ainda é tempo de vacinar contra a gripe!

      Diferentemente dos resfriados, causados por outros vírus, a gripe, causada por Influenza A (H1N1/H3N2) e B, caracteriza-se por início súbito dos sintomas, como febre, mialgia (dor muscular), tosse, dor de garganta, coriza, calafrios, tremores. A infecção geralmente dura uma semana e os sintomas podem persistir por alguns dias.

        A transmissão ocorre pelas vias respiratórias de uma pessoa contaminada, que ao falar, espirrar ou tossir, expele secreções. Mas também pode acontecer por meio de contato das mãos com superfícies contaminadas com secreções respiratórias de uma pessoa infectada, e posterior transporte do agente infeccioso diretamente para boca, nariz e olhos. Dessa forma, a contaminação ocorre pelo próprio indivíduo levando o vírus para dentro de si por contato direto das mãos com o rosto, algo que fazemos instintivamente de 2000 a 3000 vezes por dia.

         Restringir o contato com pessoas infectadas e lavar bem as mãos são sempre práticas saudáveis de precaução contra o contágio, não apenas para a gripe mas com relação a doenças em geral. No entanto, como não temos como controlar o contato diário com indivíduos que possam estar contaminados ou prever qual dos milhares de toques em nosso rosto pode estar portando um vírus para nossas vias de acesso, a melhor forma de prevenção é a vacinação.

     

       É válido notar que mesmo que o tema aqui seja gripe, a vacinação é o método mais eficaz para se prevenir contra doenças. Se há a vacina disponível para a doença em questão, ela é a garantia de proteção contra a mesma.

         No caso da gripe, a vacina é inativada, portanto não tem como causar doença.

         Em termos de classificação, existem dois tipos:

         - Vacina trivalente - com 2 cepas de vírus A e 1 cepa do vírus B

         - Vacina quadrivalente - com 2 cepas do vírus A e 2 cepas do vírus B

        Quando a apresentação da vacina é em monodose, ou seja, em seringas prontas com doses individuais, a vacina não contém conservante.


        A indicação para vacinar contra a gripe é para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade. A re-vacinação anual é fundamental. Já que a proteção conferida pela vacina cai progressivamente depois de 6 meses da aplicação. E especialmente por conta da frequente variação de subtipos de Influenza circulantes. Os vírus sofrem constantes mutações. Essa é uma tentativa de "enganar" o nosso sistema imunológico, para que os anticorpos responsáveis por eu combate não os detectem. Isso significa que o H1N1 de um ano não será obrigatoriamente o mesmo no ano seguinte. Vale lembrar que existem outros tipos infecciosos circulantes como o H3N2 e o Influenza B. Todos podem levar a quadros graves, com risco de internação e até mesmo à morte.

Vacinar-se contra a enfermidade a cada ano é sempre a melhor proteção!


Comments


© 2023 Proudly created with Wix.com

bottom of page